segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Número de faltosos na 2ª fase da UFU corresponde a 8,11%

A segunda fase do processo seletivo 2012-2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve 8,11% de candidatos faltosos nos dois dias de provas. Dos 4.350 vestibulandos, 161 faltaram no sábado, primeiro dia e, neste domingo (19), 192 não fizeram as provas do último dia. O índice de ausentes é maior do que as faltas registradas no vestibular em junho do ano passado, quando 6,4% dos 6.114 candidatos concorrentes não compareceram aos locais de prova.

O vestibular foi realizado inicialmente em junho, mas, posteriormente, cancelado por suspeita de fraude e por isso os estudantes tiveram que refazer as provas. Segundo o diretor de Processos Seletivos (Dirps) da UFU, Gilmar Cunha, o número de faltosos correspondeu à expectativa dos organizadores do vestibular. “É tradicional que a UFU registre um não comparecimento baixo durante a segunda fase, porque os candidatos estão mais focados em busca das vagas”, disse.

Os estudantes concorrem a 1.534 vagas em 43 cursos da UFU. A lista com os nomes dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 11 de setembro, a partir das 17h, no site da UFU e também no bloco A do campus Santa Mônica. Gilmar Cunha afirmou, hoje, que a realização das matrículas dos aprovados depende da definição do futuro da greve dos docentes e servidores técnico-administrativos da UFU, iniciada em maio deste ano e ainda sem previsão de término. “A UFU respeita o movimento grevista e, por isso, vai divulgar o calendário de matrícula dos aprovados no vestibular somente quando houver uma definição sobre a greve.”

Vestibulandos

A vestibulanda Letícia Santos Ribeiro, 17 anos, fez as provas da segunda fase do vestibular da UFU em busca de uma vaga no curso de Veterinária. Segundo ela, “as questões (deste domingo e sábado) estavam muito mais difíceis do que as provas do vestibular que foi cancelado em junho”. Por outro lado, o candidato João Marcelo Carvalho, de 17 anos, viajou de São Luís (MA) a Uberlândia para refazer as provas dos dois dias e não viu dificuldade no vestibular da UFU. “Gostei de resolver as questões discursivas. Foi mais fácil do que eu esperava.”

Justiça Federal

Na semana passada, na véspera das provas do vestibular da UFU, a Justiça Federal indeferiu os mandados de segurança apresentados por advogados de 11 candidatos que não passaram para a segunda fase e haviam sido aprovados no vestibular anterior que foi cancelado por suspeita de fraude. Porém quatro estudantes recorreram e conseguiram uma antecipação de tutela garantindo o direito de fazer as provas da segunda etapa.

 Dois dos quatro estudantes que ganharam o direito na Justiça já estavam classificados. Isso porque eles recorreram antes mesmo de o resultado da primeira fase ser divulgado. Os outros dois não foram aprovados, mas puderam fazer as provas por determinação judicial. “Os candidatos conseguiram o direito de fazer a prova. Agora, a nossa procuradoria vai recorrer para julgar o mérito da questão”, disse Gilmar Passos.

Caso os alunos sejam aprovados nesta segunda fase, eles ainda dependem de decisão da Justiça para determinar se podem ou não fazer a matrícula. A candidata suspeita de ter fraudado o vestibular foi proibida pela UFU de refazer as provas. Ela e o funcionário da universidade suspeito de ter vazado as provas continuam sendo investigados pela Polícia Federal.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia - Ed. 19/08/2012 Repórter: Pablo Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário