segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ENEM: ABSTENÇÃO RECORDE, ERRO DE GABARITO E UMA QUESTÃO ANULADA!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira a nova versão do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (2009). Veja os gabaritos do primeiro dia e do segundo dia( http://gabarito.enem.inep.gov.br/).

A divulgação das respostas oficiais do exame, aplicado neste final de semana, estava prevista para as 20h do domingo, o que de fato ocorreu. Os gabaritos, no entanto, estavam errados. Segundo o Inep, o erro possui natureza técnica. O programa utilizado para realizar a passagem das respostas das provas para o gabarito final teve falhas. O resultado foi a mistura de dados entre os quatro modelos de provas aplicadas neste sábado e domingo e os consequentes gabaritos sem respostas corretas.

O Enem 2009 contou com a inscrição de 4,1 milhões de pessoas. Com a taxa de abstenção recorde de 40%, cerca de 2,5 milhões realizaram as provas nos dois dias.

Foram 180 questões das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além de um exercício de redação. O exame foi realizado em mais de 8 mil locais de prova, distribuídos em 1.829 municípios brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) anulou uma das 180 questões que compuseram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste fim de semana para 2,5 milhões de inscritos.

É a questão de número 101 no cadernos 5, 7 e 8 e de número 102 no caderno 6. Trata-se de um exercício relativo a uma charge, que avalia o uso da norma padrão da língua portuguesa. Confira no site do Inep as questões e o gabarito.

Segundo o professor Miguel Castro Cerezo, do Sistema COC de Ensino, a questão foi anulada porque tanto a alternativa B quanto a C estão corretas. "As duas alternativas apresentam frase de acordo com a norma padrão da língua portuguesa", afirmou.

Na noite de domingo, conforme o previsto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir (Inep) divulgou o gabarito das provas do Enem. Um erro técnico, no entanto, teria causado mistura de respostas entre os quatro modelos de provas, gerando gabaritos com informações equivocadas.

O gabarito disponível no link acima é o atual e corrigido, publicado pelo Inep no início da tarde desta segunda-feira.

O Terra e os professores do Sistema COC de Ensino realizaram a correção das provas do Enem 2009. Confira a resolução das quatro áreas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e da redação do Enem 2009.

Fonte: www.terra.com.br/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário